GRAVIDEZ MÊS A MÊS


O início da gravidez se dá quando há a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Durante este estágio inicial, o corpo da mulher passa por varias transformações, como alterações físicas, hormonais e psicológicas. A gravidez muda dia ao dia, a cada dia seu bebe vai se preparando para o nascer, para o começo da vida fora da mãe. Vamos ver…

1º mês – Não se nota a diferença na barriga, pois o feto ainda e muito pequeno e nada desenvolvido. No primeiro mês você sentira enjoos, ficara mais cansada, poderá sentir dores de cabeça, sono excessivo, sensação de estomago cheio, aumento do volume de urina, aumento da sede e seios doloridos.

2º Mês- No segundo mês é basicamente a mesma coisa do primeiro, os mesmos sintomas principalmente, você começa a sentir “Os desejos” vontade de comer coisas estranhas e misturas malucas. O feto é um pouco mais desenvolvido que no primeiro mês.

3ºMês- A gravidez ainda não é tão evidente, pois a barriga ainda é bem pequena, mais em algumas mulheres da para perceber sim, mais normalmente a barriga cresce de verdade no quinto mês de gestação.

4ºMês – Ganha peso e tem um crescimento a mais na barriga e continua os sintomas dos meses anteriores, seu bebê esta crescendo.

5ºmês – Você já poderá saber o sexo do seu filho, essa é a hora perfeita para comprar enxoval, decoração do quarto do bebe e contar a novidade para toda a família o novo integrante. A partir do 5ºmes a mamãe já sentira os movimentos da criança, cada vez mais fortes. Este mês, o bebê cresce bastante, podendo aumentar até aproximadamente 25 cm. e pesar de 340 a 500 gramas.

6ºmês- No sexto mês a criança passa a ter desenvolvido seus 4 sentidos de 5 audição, olfato, tato e paladar a visão é um dos últimos a se desenvolver o bebê já reage a estímulos externos, como a luz e a música, e também percebe os barulhinhos físicos da mamãe, como o bater do seu coração. As primeiras gordurinhas já estão crescendo, e os pontapés começam. Ao completar este mês, seu bebê terá aproximadamente 33 centímetros, e mais ou menos 700 gramas.

7ºmês – Nesta fase seu bebê já está bem formado, o sistema nervoso está se aperfeiçoando cada vez mais, e o cérebro está tendo um desenvolvimento acelerado. Ao final do sétimo mês, seus pulmões começam a se desenvolver e se por acaso nascesse agora, teria grandes chances e possibilidades de sobreviver. Seu bebê durante o sétimo mês já consegue ter várias reações, como abrir e fechar os olhos e ter maior percepção da luz; distinguir entre o gosto doce e o amargo, e responder a certos estímulos com choro. Ao final do sétimo mês, seu bebê terá crescido bastante, chegando a pesar de 1 a 1,3 quilo, e medindo entre 37 a 40 cm. A mãe esta cada dia mais gordinha e cansada. 

8ºmês- O bebe já tem audição e visão desenvolvida, o bebe cresce rapidamente. Ele já ouve a voz da mãe e do pai e as reconhece. Ele vira de cabeça para baixo. O espaço que o bebê ocupa agora já não é mais tão folgado, e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável e que manterá até a hora do parto. Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebê terá aproximadamente 45 a 47 cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas. A partir do 8ºmes a mãe já começa a ter contrações.

9ºmês – Seu bebê neste último mês de gestação está praticamente pronto para nascer. Seu estomago e rins agora funcionam perfeitamente; seus pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar, seu intestino para as primeiras fezes, seu corpo adquiriu uma boa camada de gordura, e agora ele já é bem fofinho. Finalmente, é hora de nascer, e seu bebê estará prontinho para chegar ao mundo. Em média, o peso de um bebê no final da gestação é de aproximadamente 3300 gramas, e sua altura pode variar de 48 a 52 cm (dependendo do sexo).


Comentários

Postagens mais visitadas