Saiba como é o desenvolvimento da gravidez semana a semana


 Durante a gestação aparecem diversas dúvidas para os pais de primeira viagem, o que pode ou não fazer, como está a evolução do bebê e principalmente as mudanças que ocorrem no corpo da mulher. Acompanhar todos os passos da sua gravidez semana a semana é muito importante para saber se está tudo certo com o seu pequeno e com a mamãe também.

No começo da gestação é bem possível que a mulher nem saiba que está grávida, pois os primeiros sintomas como: falta de menstruação, náuseas e aumento dos seios  podem aparecer somente na 5º semana de gestação.

Assim que você descobrir a gravidez, é essencial se consultar com um obstetra, ele irá te indicar vitaminas super importantes para o desenvolvimento do feto, como o ácido fólico. Evite os exercícios físicos de impacto, como: musculação, step, corrida, fazer cavalgada ou jogar tênis. Prefira as caminhadas, alongamentos e ioga. É importante tomar cuidado com produtos químicos como a amônia, eles podem causar má formação fetal. Por isso, acostume-se a ler os rótulos das tinturas para cabelo e dos produtos de limpeza.

A partir da 6ª semana de gestação seu bebê já cresceu um pouco, está medindo 4 milímetros e o seu coraçãozinho bate acelerado, cerca de 140 a 150 vezes por minuto. Começam a surgir algumas mudanças no corpo da mulher, a região em torno do mamilo começa a escurecer e podem surgir pequenos nódulos. As náuseas podem piorar, principalmente pela manhã, uma dica é comer algo antes de escovar os dentes. Outro sintoma é a prisão de ventre, se for muito incômoda, tome bastante líquido e coma alimentos ricos em fibras.

Na 8ª semana de gestação, o sexo do bebê já está definido de acordo com os cromossomos X e Y. Porém o sexo do bebê só poderá ser visto pelo exame de ultrassonografia na 15ª semana de gestação.

Ao final da 13ª semana, o bebê já se movimenta bastante dentro do útero. Além de chutar e virar os pés, dobra os dedos, abre e fecha a boca, coça a cabeça, faz caretas e até esfrega os olhos. Mas você não poderá sentir isso ainda, porque seu tamanho é muito pequeno, ele está medindo em torno de 15cm e pesando mais ou menos 50g. Somente a partir da 16ª semana de gestação que é possível sentir os movimentos do bebê, e esse é um momento muito emocionante para os pais, pois é quando realmente percebem sua presença no útero da mamãe.

Na 18ª semana, sua barriguinha já começa a aparecer, pois seu útero atinge a altura do umbigo. É nesse momento que seu humor começa a mudar e você fica mais indisposta. Você pode apresentar uma frequente vontade de urinar, porque à medida que o útero cresce, faz cada vez mais pressão sobre a bexiga.

No começo da 21ª semana seu bebê já começa a ouvir ruídos e distinguir o som da sua voz, portanto converse bastante com ele, cante e expresse palavras bonitas e carinhosas. Coloque músicas relaxantes, e evite brigas e situações estressantes para não afetar o pequeno.

Com 23 semanas de gestação seu útero começa a fazer treinamentos para o parto e, com isso, surgem pela primeira vez as contrações, leves, chamadas de contrações de Braxton-Hicks. Se elas aparecerem com frequência, consulte seu médico.

Na 29ª semana de gestação, o colostro, uma substância espessa, amarelada e transparente, começa a se formar em seus seios e vai alimentar seu bebê nas primeiras 72 horas após o nascimento. Uma pequena quantidade de colostro pode sair do seio nesta época, o que é normal. Se começar a sair muita quantidade de leite, comunique seu médico o mais rápido possível.

Na 32ª semana de gestação seu útero está cerca de 12cm acima do umbigo, por isso além da vontade de urinar e da dificuldade para respirar, talvez apareçam dores na coluna, osso pubiano e quadris, decorrentes do excesso de peso.

Quanta expectativa! 40 semanas de gestação, este é o período normal para encerrar a gravidez, mas você pode ir até 42 semanas sem problemas, se não houver nenhuma complicação. É o que se chama de pós-datismo e os obstetras ficam mais cautelosos, pedindo para que você faça exames a cada 2 ou 3 dias para saber como está o bebê.


Fique sempre atenta na sua gravidez semana a semana, assim poderá ter uma gestação tranquila, saudável e despreocupada durante os nove meses.


Comentários

Postagens mais visitadas