CUIDADOS COM A PELE NA GESTAÇÃO E PÓS-PARTO


Desde o início da gravidez, o corpo da mulher passa por diversas transformações e alterações imunológicas, metabólicas, endócrinas e vasculares. Estas mudanças repercutem na pele, e por esta razão é essencial o cuidado especial preventivo, prescrito por um dermatologista, para evitar problemas cutâneos persistentes ou definitivos.

As manchas na pele afetam de 75 a 90% das grávidas. O melasma facial acomete principalmente mulheres de pele mais escura através de uma sensibilização hormonal desencadeada pela radiação solar, e pode persistir após o parto. Já a hiperpigmentação ou excesso de pigmentação acomete em 90% das gestantes, promovendo escurecimento de áreas da pele tais como axila, virilha, cicatrizes, aréola mamária e a linha média abdominal (linha nigra), sendo consequência da ação dos hormônios femininos estrógeno, progesterona e MSH (hormônio melanotrófico). As mudanças da oleosidade da pele e acne (cravos e espinhas) dependem das reações de cada organismo.

Geralmente a pele e os cabelos se beneficiam durante a gestação e conferem uma aparência agradável à gestante. Mas a predisposição pessoal é fator decisivo nas mudanças: ela pode desenvolver manchas no rosto, apresentar acne pela primeira vez, melhorar ou agravar a acne pré-existente, entre outros. Além da influência hormonal, alguns fatores externos podem ser determinantes, como a exposição solar exagerada ou o uso de medicamentos.

O sol é um dos principais desencadeadores externos das manchas na pele durante a gravidez. Por esta razão, a gestante deve ser orientada a utilizar protetores solares adequados e a evitar o excesso de exposição ao sol. A prevenção através do uso de fotoprotetores físicos (com cor) e químicos (UVA e UVB) na face e em áreas fotoexpostas é essencial.

A sudorese também pode sofrer alterações na gravidez, como o aumento da incidência de miliária (brotoeja) e da hiper-hidrose (excesso de suor). Neste caso, a mulher deve vestir roupas de tecidos leves e utilizar antiperspirantes e hidratantes livres de corantes e perfumes, de preferência soluções personalizadas. Existem restrições a determinados produtos durante a gestação, como os que contêm ácido retinoico e os medicamentos que sensibilizam a pele aos efeitos dos raios solares. O uso de dermocosméticos e tratamentos clareadores devem ser prescritos por um médico dermatologista.Outra alteração que causa grande temor e repercussão estética durante a gestação são as estrias gravídicas. Elas decorrem da distensão do tecido conjuntivo em oposição às linhas de tensão da pele, de alterações hormonais ou da relação entre peso materno/ peso do bebê e predisposição individual, e acometem entre 70 a 90% das grávidas, especialmente a partir do 6º e 7º mês de gestação. As estrias são mais comuns em mulheres brancas e incomuns em mulheres asiáticas e afroamericanas e encontram-se no abdômen (principalmente na barriga), seios e braços, podendo melhorar ao final da gravidez ou mudar-se para linhas atróficas, pálidas e menos aparentes. O preparo da pele antes da gestação com técnicas de bioxigenação, reposição vitamínica para melhora do tônus e elasticidade da pele, o uso de dermocosméticos regeneradores, emolientes e hidratantes personalizados durante a gestação evitam e amenizam as estrias.

A associação de modernas técnicas de bioxigenação, fototerapia, dermoabrasão, microdermoinfusão e laser permitem uma atenuação progressiva das marcas, com resultados favoráveis. As estrias vermelhas e recentes apresentam melhores resultados do que as brancas, quando tratadas precocemente. Quanto ao uso da maquiagem, recomenda-se a consulta a um dermatologista, pois a utilização de quaisquer produtos durante a gravidez, inclusive os de beleza, deve acontecer sob orientação médica.

Dicas

A gestante deve:
• Realizar uma alimentação balanceada, com líquidos, frutas, verduras e legumes.
• Garantir o bom funcionamento intestinal e renal, evitando a ingestão de alimentos industrializados, corantes, frutos do mar e alimentos alergênicos.
• Restringir ao máximo o uso de cosméticos ou usá-los sob orientação médica.
• Evitar exposição solar nos horários não recomendados, mesmo com uso de fotoprotetores.
• Utilizar filtro solar diariamente.
• Manter boa higienização da face com sabonete neutro.
• Em casos de acnes, procurar orientação médica e evitar a automedicação.
• Manter a pele hidratada com dermocosméticos prescritos por um dermatologista, manipulados como medida de prevenção das estrias.
• Evitar o uso de ácidos e procedimentos sem orientação médica dermatológica especializada.

Fonte: Clínica Shalon

Fiz um tempo atrás um post com os cremes que usei com preço e tudo, vale a pena dar uma espiada!


Comentários

Postagens mais visitadas