Volta ao trabalho após a licença maternidade.


Depois da gestação, dos meses dedicados apenas ao bebê, a licença-maternidade chegou ao fim. A hora de voltar ao trabalho é um choque para grande parte das mulheres. Dúvidas, insegurança, angústia, medo…por mais difícil que possa parecer, em geral as mães superam essa fase conturbada, já que não podem ou não querem deixar de trabalhar depois do nascimento de um filho.

Para ajudar a enfrentar essa situação de maneira mais tranquila, separamos algumas dicas:

Planeje-se com antecedência
Isto não quer dizer uma semana antes! Desde que ficou sabendo da gravidez você já deve pensar em como será sua vida com uma criança. A preparação para a volta ao trabalho começa ainda na gestação. As mulheres precisam pensar no retorno, considerando cargo, responsabilidades, viagens, situação da empresa, projetos, possível flexibilidade de horários, entre outros pontos que interferem no cotidiano corporativo. É preciso deixar tudo engatilhado antes mesmo de sair de licença.

Prepare todos os detalhes
Voltar a rotina profissional irá interferir em vários aspectos da rotina da mãe e do bebê. Definir com antecedência, por exemplo, com que a criança ficará no período em que a mãe estiver trabalhando ajuda a evitar o estresse e a preocupação excessiva. Com tempo, a mulher pode acompanhar a transição e adaptação do bebê com a escola, babá ou pessoa que será responsável por ele.A amamentação também é um aspecto que merece atenção antes do retorno, principalmente para ajustes de horários, adaptação ou introdução da mamadeira, se necessário. Aqui, vale destacar apenas que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança seja alimentada exclusivamente por leite materno até os seis meses. Outra dica é evitar vacinar a criança perto da volta ao trabalho. O bebê pode ter alguma reação adversa em um momento em que apenas o retorno e as mudanças já são motivos suficientes de preocupação.

Afaste o sentimento de culpa
Vá retomando sua rotina de atividades profissionais aos poucos. A mãe também precisa de um período de readaptação. Nos momentos em que estiver com o bebê, aproveite ao máximo e dedique-se apenas a ele. Lembre-se: a diferença não está na quantidade de tempo que se passa com a criança e sim na qualidade.

Fonte: Citicarreira

Comentários

Postagens mais visitadas