Lavando as roupinhas do bebê antes do uso.

A pele do recém-nascido é bem delicada; por isso você deve lavar suas roupas com um sabão bem suave, ou seja, com o sabão de coco. Nada de colocar sabão em pó normal, muito menos amaciante. Aliás, o amaciante é altamente alergênico para o bebê.

Prefira lavar as roupas do bebê na mão, e não na máquina de lavar. Esse cuidado é importante principalmente nos primeiros meses, quando o bebê ainda é bem delicadinho. Na máquina há resíduos do sabão em pó e do amaciante que você usa, que podem entrar em contato com a roupa do bebê.

Sabão de coco não é vendido só em barra; você pode comprar sabão de coco líquido. É bem prático, principalmente quando você quiser deixar de molho algumas roupinhas.

Compre dois baldes extra. Use um para deixar as roupas do bebê sujas de leite de molho (bodies, panos de boca, etc); o outro você usa para deixar de molho o que estiver sujo de cocô (que no começo vaza bastante, apesar do avanço das fraldas descartáveis). Nada de usar baldes de limpeza da casa para o bebê. Compre cores de balde diferentes para não confundi-los.

Depois de secas, as roupas devem ser passadas, preferencialmente. A alta temperatura do ferro ajuda na eliminação de microorganismos da superfície da roupinha.

Cuidado com produtos que se dizem especiais para lavar roupas de bebê. Normalmente eles têm perfumes e corantes e não são tão neutros quanto o sabão de coco ou o sabão neutro. 

Se seu filho sofre de dermatite, peça ao pediatra orientações mais específicas sobre o que ele pode usar ou não. Crianças com dermatite ou eczema são mais suscetíveis a terem reações com o uso de amaciantes e sabão com fragrância e corante. 

Não há restrições de saúde quanto a lavar a roupa do bebê na máquina ou no tanquinho.

Comentários

Postagens mais visitadas