Alimentação de gravida


As orientações de como deve ser a alimentação da gestante mudaram. Conceitos como “comer por dois” foram abandonados porque já se sabe que a grávida deve acrescentar apenas mais 300 calorias a sua dieta.

Os cuidados com a alimentação durante os nove meses da gravidez são importantes para evitar as complicações associadas tanto à obesidade feminina quanto ao baixo peso materno. Para ajudar as gestantes a conhecer mais sobre os riscos e as melhores práticas de alimentação saudável, a nossa nutricionista Ana Potenza trouxe algumas recomendações importantes sobre nutrição e peso durante esse período tão importante na vida da mulher.

A alimentação na gestação precisa ser equilibrada. O que significa isso?
A alimentação durante a gestação deve ser equilibrada porque garante à mulher o consumo de grande variedade de alimentos em quantidades adequadas, permitindo que o ganho de peso nesta fase ocorra dentro do esperado.

Gestantes precisam consumir algum nutriente que não consomem quando não estão grávidas?
Sim. A suplementação de ácido fólico antes da gestação e durante o primeiro trimestre é recomendada para garantir um bom desenvolvimento do embrião, principalmente na parte neurológica.

Por que a gestante não pode comer por dois?
A incidência de complicações da gravidez é maior nos extremos do ganho de peso – tanto no excesso quanto na falta. Nesses dois extremos ocorre um aumento dos nascimentos de crianças com baixo peso em mulheres com ganho de peso abaixo do recomendado. Nas mulheres que excedem as recomendações de ganho de peso, pode ocorrer o nascimento de crianças macrossômicas (com mais de quatro Kg). Além disso, o excesso do ganho de peso durante a gravidez e a retenção de peso no pós-parto estão associadas a complicações médicas a longo prazo.

Grávida pode fazer dieta durante a gestação?
Não, porque o ganho de peso está diretamente relacionado ao peso de nascimento da criança, que tem impacto importante na sua mortalidade e morbidade. O peso ao nascer também parece afetar a saúde da pessoa no longo prazo. Por exemplo: o baixo peso ao nascimento pode aumentar o risco, na vida adulta, de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

E como deve ser a alimentação da grávida obesa durante a gestação?
A alimentação também deve ser equilibrada, como na mulher eutrófica (bem nutrida), mas o ganho de peso deve estar relacionado ao IMC pré-gestacional, ou seja, variar entre 11 e 16 quilos.

Existe algum alimento proibido ou que deve ter cuidado especial ao ser ingerido durante a gestação?
Doenças transmitidas por alimentos podem resultar em parto prematuro, aborto espontâneo e até morte do bebê. Para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos, é importante que as grávidas adotem hábitos como lavar as mãos com frequência, tenham higiene no preparo dos alimentos, consumam carnes, peixes e aves cozidos e evitem o consumo de produtos lácteos não pasteurizados.

Quais cuidados a gestante que trabalha fora e se alimenta em restaurantes deve ter?
- Tentar se certificar das condições higiênico-sanitárias do restaurante, observando se os funcionários estão uniformizados, usando touca de proteção de cabelo, se têm as unhas curtas, sem esmalte e sem adereços (brincos, anéis, pulseiras).
- Tentar saber a composição do prato. Se o estabelecimento não tem essas informações publicamente, solicite os ingredientes do prato;
- Fazer uma alimentação diversificada;- Comer todos os dias verduras, legumes e frutas se tiver a garantia que estão devidamente limpas;
- Ingerir peixe no mínimo duas vezes por semana;
- Optar por assados, cozidos ou grelhados;
- Optar por sobremesas com menos açúcar. Evitar tortas cheias de recheios e coberturas, assim como os alimentos ricos em sódio;
- Dar preferência a alimentos integrais;
- Evitar os pratos que levam manteiga, molhos gordurosos e gordura hidrogenada, pois são muito calóricos.

Quais alimentos são recomendados nas fases mais críticas do paladar de gestante?
As principais dicas são:
- Alimentação fracionada e em pouca quantidade;
- Evitar jejum prolongado;- Ingerir alimentos secos;
- Manter bolacha água e sal, torradas ou cereais secos na mesa de cabeceira da cama, para comer pela manhã, antes de se levantar;
- Ingerir alimentos gelados;
- Não ingerir líquidos durante as refeições;
- Aumentar líquidos e frutas entre as refeições;
- Ingerir limonada ou limão, que ajudam a controlar a náusea;
- Evitar alimentos com odores e sabores fortes;
- Evitar alimentos gordurosos e muito condimentados.

É verdade que o consumo de carboidratos, principalmente, de pão e massas, durante a gestação pode contribuir para um ganho de peso acima do esperado?
O consumo exagerado de qualquer alimento gera ganho de peso inadequado em qualquer fase da vida. Por isso a alimentação da gestante também deve ser equilibrada.

Quais problemas a gestante pode ter se abusar de uma alimentação calórica e engordar além do desejado?
A mulher terá dificuldade em voltar ao peso de antes de engravidar. Para a criança, o ganho de peso inadequado da mãe durante a gestação, pode ter como consequências peso elevado ao nascer e risco de possíveis complicações médicas no futuro.

Quanto é recomendado que as gestantes engordem durante a gestação?
O ganho de peso da gestante dependerá do IMC pré-gestacional. 
Um exemplo:
IMC < 18,5 Kg/m² (baixo peso): ganho de 12,5 – 18 Kg
IMC 18,5 – 24,9 Kg/m² (eutrofia): ganho de 11 – 16 Kg
IMC 25 – 29,9 Kg/m² (sobrepeso): ganho de 7 – 11,5 Kg
IMC ≥ 30 Kg/m²(obesidade): ganho de 5 – 9 Kg

Qual a composição do peso da gestante? Quanto pesam bebê, placenta, líquidos etc...
Feto: 3,2 – 3,6 Kg
Estoque gordura: 2,7 – 3,6 Kg
Aumento do volume sanguíneo: 1,3 – 1,8 Kg
Aumento de fluídos corporais: 0,9 – 1,3 Kg
Líquido amniótico: 0,9 Kg
Mamas: 0,9 – 1,3 KgÚtero: 0,9 Kg 
Placentas: 0,7 Kg

Quais cuidados as gestantes de múltiplos devem ter com a alimentação e o peso?
As necessidades nutricionais da gestante de múltiplos são maiores quando comparadas com as da grávida de feto único. Já com relação às calorias, são adicionadas às 300 Kcal recomendadas para a gravidez mais 150 Kcal diárias por criança. O ganho de peso da gestante também dependerá do IMC pré-gestacional:
IMC < 18,5 Kg/m² (baixo peso): não há dados na literatura
IMC 18,5 – 24,9 Kg/m² (eutrofia): ganho será entre 16 – 24,5 Kg
IMC 25 – 29,9 Kg/m² (sobrepeso): entre 14,1 – 22,7 Kg
IMC ≥ 30 Kg/m² (obesidade): entre 14,4 – 19,1 Kg

Fonte: Hospital e Maternidade Einstein

Comentários

Postagens mais visitadas