Preparando os seios para amamentação


O exercício da maternidade combina uma série de responsabilidades e nem todas podem esperar o nascimento do bebê para serem iniciadas. No caso da amamentação, a futura mamãe deve ser preparada psicologicamente durante o pré-natal recebendo orientações sobre as vantagens do aleitamento 
materno. 

No exame pré-natal o médico faz uma avaliação dos mamilos para saber se são normais, planos ou invertidos. Algumas mulheres pensam que seus mamilos são curtos para amamentar. Entretanto, o comprimento do mamilo em repouso não é importante, já que a criança suga a mama. Só é necessário que o mamilo e a aréola fiquem protusos formando um "bico" dentro da boca da criança. Há muitos mamilos que parecem planos ou curtos, mas o tecido mamário se protrai bem, não causando problemas. Outros mamilos parecem não se protrair bem, mas se desenvolvem durante a gravidez. Melhoram muito depois do parto quando a criança suga, fazendo com que fiquem mais elásticos. Outros realmente se retraem, sendo chamados de mamilos invertidos. Caso a criança não consiga fixar a mama no começo, isso será possível após algum tempo. Basta ser paciente e persistente, podendo alcançar sucesso se tiver ajuda. Antigamente, ensinavam-se exercícios de alongamento para os mamilos. Entretanto, não se tem a certeza de que esses exercícios fazem alguma diferença. Podem lesar os mamilos e em alguns casos até provocar contrações uterinas. 

A amamentação é uma fase importante no desenvolvimento da criança e exige alguns cuidados. Na hora de amamentar o pequeno, a posição correta é fundamental. Ás vezes a criança não pega quantidade de mama suficiente na boca e suga somente o mamilo, causa comum de problema de aleitamento materno. Se a criança suga apenas o mamilo a mãe sente dor, pois a pele do seio pode ficar ferida, causando fissura. A má posição da mamada pode ser a causa de mamilos rachados e dolorosos, má produção de leite, criança insatisfeita querendo mamar toda hora e mamas ingurgitadas. Caso os mamilos apresentem fissuras deve-se corrigir a posição da mamada e orientar a mãe a continuar o aleitamento. Pode começar a mamada no mamilo que não está dolorido. Freqüentemente a dor pára imediatamente e a fissura cicatriza rapidamente quando a posição é melhorada. A mãe deve ser aconselhada a expor os mamilos ao ar e ao sol, tanto quanto possível, no intervalo entre as mamadas. 

O cuidado com os mamilos é essencial: lave-os apenas com água. Não use sabão, pois este remove a lubrificação natural do mamilo e da aréola, a pele fica seca e pode apresentar fissura com mais facilidade. Quanto mais amamentar, mais leite a mulher terá. Muita atenção também no que diz respeito à alimentação e à ingestão de líquidos. A gestante deve adquirir um sutiã adequado, suficiente para o tamanho aumentado dos seios nos últimos meses de gravidez, bem como para a lactação. Se as mamas são muito pesadas ou se a mulher se sente desconfortável com o peso sem apoio, o sutiã pode ser usado durante o dia e a noite. Algumas medidas simples são o suficiente para aumentar o seu conforto e o do bebê na hora de oferecer o seio, veja abaixo algumas dicas de como preparar os mamilos e mãos à obra!
Fonte: Site do Médico

Resumindo... veja como é fácil preparar seus mamilos.

Exercícios simples e eficazes

A causa dos seios rachados e com fissuras está na falta de resistência dos mamilos. Normalmente, os bebês sugam bastante e a pele da mãe, que não tem costume, sofre as consequências. “Mas não é preciso esperar a amamentação para descobrir o que fazer. Durante a gravidez, a mamãe pode preparar os seios”, afirma Dra. Adriana. Os exercícios sugeridos pelo médico resumem-se em puxar os mamilos para fora e massageá-los com as pontas dos dedos suavemente. Segundo a Dra. Adriana, os movimentos são simples, mas devem ser orientados pelo ginecologista que está acompanhando a gestação. Os cuidados normalmente são estendidos pelos nove meses para garantir que a mulher não sinta dores após o nascimento da criança.

Durante o banho

Uma forma bastante simples de tornar os mamilos mais resistentes é durante o banho passar uma toalha ou bucha vegetal na região com movimentos leves. “A gestante deve massagear o seio levemente com um dos dois tecidos. É importante lembrar que o propósito não é machucar a pele, nem irritá-la, apenas fazer uma espécie de esfoliação de baixa intensidade”, explica Adriana.Outra indicação é usar produtos a base de lanolina. Existem cremes e óleos que podem ser usados. A professora diz que a substância não é obrigatoriamente a mais indicada para as pacientes, mas muitasmulheres gostam do resultado, pois além de tornar o mamilo mais resistente, hidrata a pele.

Banho de sol

Nos horários adequados, entre 8h e 10h e a partir das 16h, as mamães também podem se expor ao sol, que faz bem à pele e para à saúde da mulher, ajudando na resistência e hidratação dos seios. Além disso, a vitamina D produzida no organismo pelo contato com o sol ajuda na fortificação de ossos, evitando problemas como o raquitismo.
Fonte: Terra

E Aqui no meu blog tem minha experiência e produtos que uso na amamentação da Madu.
clique aqui 

Comentários

Postagens mais visitadas