Medição na dosagem de medicação confunde os pais.

Você sabe a diferença entre uma colher de sopa e uma colher de chá?
Muitos pais não, de acordo com um estudo publicado nos Estados Unidos pela Academia Americana de Pediatras, que reportaram mais de 10.000 chamadas ao centro de envenenamento todo ano relativas a dose incorreta de medicamentos.
O estudo mostra que parte dos motivos é a existência de diversas forma de medição – como colher de chá, de sopa e mililitros – descritos nas receitas fornecidas pelos médicos.
Pais que usam colher de chá ou de sopa como forma de medir a dosagem de medicamentos foram duas vezes mais suscetíveis a cometer erros na hora de dar a medicação aos filhos, de acordo com o estudo. Já os pais que mediram as dosagens em mililitros tiveram muito menos chances de cometer erros.
Aproximadamente 40% dos pais analisados no estudo mediram incorretamente a dosagem prescrita pelos médicos.
O problema com a colher de chá e colher de sopa é que nem sempre as pessoas sabem distinguir, e algumas vezes até a forma escrita na receita causa confusão.
A pediatra Dra. Jennifer Shu disse que na prática, os doutores sempre informam a dosagem em mililitros, para diminuir a chance de erros na dosagem.
Os pais devem sempre usar a seringa ou o copinho que acompanha o medicamento líquido. Colheres não são um padrão na dosagem e não são seguras para uso, finalizou a Dra. Shu.
De acordo com o estudo, adotas a forma de milímetros para medir a dosagem diminuiria a confusão e a quantidade de erros com medicamentos, especialmente para os pais que tem pouca experiência.
fonte: CNN

Comentários

Postagens mais visitadas