Saiba como prevenir e tratar as assaduras do seu bebê.

Lenços umedecidos pioram as assaduras? Maisena é eficaz? A alimentação influencia? Pediatra responde às dez dúvidas mais comuns sobre as assaduras, desfaz mitos e dá dicas para evitar e amenizar a temida vermelhidão na pele do bebê.


De um dia para o outro, a bundinha do seu bebê fica vermelha e ele, mal-humorado. Se você é mãe de primeira viagem e ele ainda mama no peito, provavelmente estão sendo apresentados à famosa - e temida - assadura. Também conhecida como “dermatite da fralda”, a assadura costuma ser resultado do contato - e da fricção - entre a pele sensível do bebê e a amônia presente em suas fezes e urina. O ambiente úmido e quente da fralda, o uso de determinados produtos alergênicos e até a demora na troca da fralda do bebê podem favorecer seu aparecimento. Mas não se desespere. Há como prevenir e tratar as assaduras de forma rápida. Entre o muito que se ouve das mães, avós e amigas, algumas coisas são realmente eficazes. 

Maisena ajuda no tratamento ou na prevenção das assaduras?
“Ajuda sim, porque diminui o atrito da pele com a fralda, o que causa menos irritação”, diz Lenira. Uma dica é fazer uma camada fininha de maisena na fralda. 

Mercúrio pode ser usado no tratamento?
Não. “O mercúrio cromo é nefrotóxico, prejudicial aos rins, e não deve ser usado nem por bebês nem por adultos”, alerta a pediatra.

Se o bebê ainda mama no peito, a alimentação da mãe pode interferir nas assaduras do pequeno?
“O bebê que mama no peito costuma ter menos assaduras, porque o leite materno mantém o pH das fezes em níveis menos agressivos à pele”, explica a médica. E não, a alimentação da mãe não interfere em nada. Pode comer tranquila.

E a alimentação do bebê? Essa pode interferir no surgimento das assaduras?
“Alimentos ácidos, como kiwi, morango e abacaxi, podem provocar a tendência, porque modificam o pH das fezes, deixando-as mais ácidas”, diz a pediatra.

Há quem diga que o nascimento dos primeiros dentes pode causar assaduras. É verdade?
“Não primariamente. Mas às vezes a criança fica mais sensível quando os dentes começam a nascer e algumas têm diarreia, o que pode causar assaduras”, explica a pediatra. Então, eventualmente - e não por causa dos dentes - isso pode acontecer.

Lenços umedecidos podem causar assaduras?
Podem. “Muitos lencinhos modificam o pH da pele do bebê e contêm perfumes que podem causar alergia”, diz Lenira. “O ideal é lavar mesmo ou usar água morna e algodão”, completa. No banho, opte por sabonetes neutros ou de glicerina.

Assaduras pioram no verão no ou inverno?
“No verão, podem piorar porque a umidade favorece a proliferação das bactérias. E no inverno, muitos pais agasalham demais os filhos, que suam, ou esperam um pouquinho mais para trocar as fraldas, o que também pode ser prejudicial”.

Usar roupinhas justas pode causar assaduras?
“Calças justas ou apertadas aumentam a transpiração e a fricção, o que pode sim provocar irritações”, alerta Lenira.

É verdade que se você usa apenas um tipo de creme preventivo, ele “perde o efeito” depois de um tempo?
“Não. O creme barreira, que cria uma proteção mecânica, impede que a amônia entre em contato com a pele do bebê”, diz Lenira. “O importante é fazer uma higiene rigorosa e trocar as fraldas com mais frequência”.

O que é melhor: fralda de pano ou descartável?
“A descartável é mais prática e absorve mais água, o que diminui a umidade. Mas as de pano são indicadas para bebês quem têm alergia”, diz a médica. “Mas é fundamental enxaguar bem, porque o sabão pode modificar o pH da pele”.

A assadura é inevitável? Existe alguma idade em que ela é mais comum?
“Entre 33% e 35% dos bebês têm assaduras nos primeiros anos de vida, principalmente no primeiro”, diz Lenira. A partir dos seis meses e até os 2 anos, 2 anos e meio, quando acontece o desfralde, é comum. “Fazer a higiene adequada e usar creme barreira ajuda a minimizar”, completa a pediatra. Quando a criança começa a dar sinais de que está suja ou pede para ir ao banheiro, a coisa também melhora.

Paciência, mãe! Para proteger o seu filho das assaduras, capriche na higiene do bebê, use cremes e troque sempre as fraldas.

Fonte: http://caras.uol.com.br/bebe

Comentários

Postagens mais visitadas