10 dicas para cozinhar com as crianças


1. Preparação da cozinha: limpa, organizada e segura!

Faça a sua parte antes das crianças chegarem na cozinha, deixe cada coisa em seu lugar! Guarde as louças e todos os utensílios que não serão usados. Quanto menos ítens estiverem disponíveis, mais fácil será para você manter o controle.

Afaste das beiradas todos os equipamentos e tire os fios elétricos do alcance das crianças (elas podem puxá-los e derrubar as coisas). Posicione as panelas nos queimadores do fundo do fogão ou, se elas realmente precisarem muito ficar nos queimadores da frente, vire os cabos para trás. As crianças pequenas gostam de puxar o que não alcançam para dar uma espiadinha, especialmente quando você se distrai. Essa curiosidade não combina em nada com panelas quentes. Tenha muito cuidado, muito mesmo. Muito e mais um pouco.

2. Ensine as crianças a lavar as mãos!

Se você ainda não ensinou, a hora é essa! É preciso lavar as mãos antes de cozinhar, depois de tocar em carnes cruas, depois de tossir, espirrar e ir ao banheiro.

Lavar as mãos é sempre importante, mas na cozinha é crucial. Leve para a pia da cozinha um sabão que elas gostem de usar, assim vão aprender sem a menor dificuldade!

3. O planejamento certo é a chave do sucesso!

Crianças pequenas não são um poço de paciência, então tenha às mãos os ingredientes e utensílios que serão utilizados. Assim, você mantém os olhinhos focados no que estão fazendo, sem tempo para começarem a sentir que cozinhar é complicado e chato.

Receitas com poucas etapas e poucos ingredientes também ajudam neste quesito, especialmente quando as crianças são muito pirralhinhas. Além disso, é mais rápido e menos estressante para você.

4. Escolha a receita certa!

Procure uma receita apropriada para a idade da criança. Receitas muito ambiciosas podem deixá-la com o mesmo olhar de decepção que fica quando é barrada na entrada de um brinquedo por causa da altura.

As maiores podem ajudar a decorar um cupcake, enquanto as de 5 anos podem medir e misturar as coisas. Da mesma forma, as de 12 anos não vão querer ouvir você dizer que não é para chegar perto do fogão. Aproveite este post para aprender o que combina com cada faixa etária na cozinha. Mais adiante, você vai ter algumas orientações específicas para cada idade.

5. Ensine tudo sobre facas!

Facas não são mesmo coisa que se dê para crianças pequenas, mas as maiores podem aprender a cortar certos ingredientes. Ensine-as a usar a faca nos cortes mais fáceis e deixe os mais complicados para você.

Ser superprotetor pode desencorajá-las, então supervisione e ajude quando necessário. Elas vão pegar o jeito e a experiência na cozinha vai ser mais especial!

6. Evite ovo cru!

Dói o coração dizer, mas passar o dedinho na massa de bolo que tem ovo cru para lamber é perigoso e você não deve permitir que as crianças façam isso. A maioria de nós passou a infância raspando a vasilha da batedeira com os restos da massa, mas ovos crus são a principal fonte de Salmonella e nossas mães não deviam ter idéia do risco que estávamos correndo de ter uma infecção séria por causa dessa bactéria.

As crianças vão reclamar, então dê-lhes logo a tarefa de provadoras oficiais de bolo pronto. Mantenha-se firme, você vai ser melhor protegendo do que cedendo!

7. Não saia de perto.

A regra é clara: não deixe crianças pequenas em atividade sozinhas na cozinha. Em todo o resto do tempo, no dia-a-dia da casa, tire os utensílios perigosos de onde os olhinhos puderem ver ou use travas nos armários e gavetas. Elas ainda não sabem dos riscos que correm ali.

8. Mostre que cozinhar é divertido!

Transforme o ato de cozinhar em uma brincadeira divertida para toda a família e terá o interesse das crianças.

Faça pratos divertidos e invente brincadeiras dentro da cozinha, como quem lava mais forminhas de empada em 5 minutos, marcados com o timer do fogão. Não custa sonhar com ajudantes rápidos, custa?

9. Ensine sobre os perigos na cozinha.

Do forno à torradeira, ensine todos os perigos da cozinha. É melhor falar para as crianças sobre cada ítem e como ele funciona, antes que elas tenham contato com eles. Se você deixar claro os limites, não vai ter nenhum “Nú, ai, ai…” na sua casa.

10. Envolva todo mundo!

Se você tem duas crianças em casa, chame as duas para cozinhar com você – mesmo que tenham idades diferentes. Vai ser uma boa oportunidade de ensiná-las a trabalhar em equipe e a estreitar a amizade entre elas.

Comentários

Postagens mais visitadas