Manchas na pele? Acne? alterações na gravidez?

Manchas na pela

Meninas, essa matéria é super importante principalmente para as gravidinhas, vamos ler ?


São alterações pigmentares que aparecem nas gestante (manchas) , 70% de prevalência, na região facial, também chamada máscara gravídica ou cloasma.
O Mecanismo de formação do cloasma não está bem esclarecido, mas, está ligado ao efeito dos hormônios placentários somado á luz solar.
Pode haver regressão espontânea destas manchas em geral, parcialmente após o parto e, é certo que produzem considerável impacto emocional e danos á auto­estima e a qualidade de vida da mulher.
O tratamento da hiperpigmentação é difícil e o desconforto psicológico tende á ser prolongado. Estudos clínicos demonstram, claramente, a eficácia dos filtros solares de amplo espectro na prevenção do cloasma.
Gestantes que usam filtros solares regularmente, somente 2,7% tiveram manchas na face, Já as que não usaram, 53% tiveram este problema. Em vista disso, os recursos preventivos recomendados durante o período gestacional seria o uso de protetores solares.

PROBLEMAS DE PIGMENTAÇÃO: MANCHAS PIGMENTADAS, PANO DE GRAVIDEZ (CLOASMA)
Os UV e o envelhecimento cutâneo estão na origem de problemas de pigmentação em muitas mulheres. Como se manifestam e de que modo podem corrigir-se eficazmente? Um resumo sobre o tema.

OS DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS DE PIGMENTAÇÃO
A partir dos 30 anos, muitas mulheres vêm surgir na pele algumas irregularidades de pigmentação.
Pode tratar-se de diferentes problemas de pigmentação:
Lentigos, também chamados manchas de velhice, caso surjam com o envelhecimento intrínseco da pele; ou lentigos solares, caso resultem de uma exposição solar excessiva e regular;
Melasma, quando surge na sequência de um descontrolo hormonal, logo após a toma de determinados medicamentos; ou provocado por uma exposição solar sem protecção, durante a gravidez (cloasma);
Sardas;
Pigmentação pós-inflamatória, quando surge na sequência de uma borbulha de acne, por exemplo. A mancha deve-se a um excesso de melanina provocado pela inflamação.
Embora totalmente inofensivas, estas manchas podem prejudicar incomodamente a sua imagem.

QUANDO A PRODUÇÃO DE MELANINA NÃO OCORRE DE FORMA REGULAR
O Sol, o envelhecimento cutâneo e a hereditariedade estão entre os principais factores que influenciam a pigmentação da pele.
De facto, a partir dos 30 anos, podem desregular o mecanismo de produção e de distribuição da melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. A melanina distribui-se irregularmente pela pele e acumula-se à superfície da epiderme.
Resultado: a pigmentação da pele torna-se desigual, formando manchas na sua superfície.

COMBATER A HIPERPIGMENTAÇÃO
Para prevenir o aparecimento de manchas e reencontrar uma tez luminosa e homogénea, é importante adoptar-se alguns gestos diários:
Aplicar todas as manhãs um cuidado antimanchas, no rosto e pescoço. A formação de hiperpigmentações é um processo contínuo, que implica o cuidado diário.
Proteger a pele dos raios solares com um protector solar UVA e UVB, com um índice elevado em caso de exposições prolongadas. O Sol é o principal factor na origem do aparecimento e agravamento das manchas. Proteger-se do Sol é a base de qualquer tratamento.
Os dermatologistas propõem várias técnicas para a correcção de manchas (lasers, peelings, crioterapia...). Só o dermatologista poderá efectuar um diagnóstico preciso e propor-lhe um tratamento adaptado ao seu tipo de problema de pigmentação.

Fonte: Antonio franca Araujo e Laroche Posay

MELASMA

ACNE NA GRAVIDEZ


Algumas mulheres têm acne durante a gravidez, estes problemas de pele aparecem, geralmente durante o primeiro trimestre. Todavia não se preocupe em demasia pois por volta do segundo trimestre, ou logo depois de o bebé nascer, a acne desaparece. Isso acontece pelo aumento da hormona chamado progesterona. Com a alteração hormonal, a pele fica mais oleosa, fazendo com que surjam os pontinhos indesejados.

Dicas para prevenir o aparecimento da acne

- Lave o rosto três vezes ao dia e faça uma limpeza de pele regularmente, preferêncialmente de manhã e à noite com um leite de limpeza não gorduroso.

Algumas marcas de cosméticos disponíveis nas farmácias dispõem de produtos de beleza específicos para grávidas, livres de alguns componentes que os produtos especiais para a acne têm mas que não devem ser usados durante a gravidez. Aconselhe-se com o seu médico qual o melhor produto para si.

- Faça uma limpeza de pele uma vez por mês com um profissional capacitado, ficando atenta aos produtos utilizados e aparelhos de estimulação eléctrica, que não são aconselhados durante gravidez.

- Utilize um corretor para disfarçar as borbulhas da acne. Quando comprar um corretor certifique-se que é a cor certa. Peça à pessoa que a estiver a auxiliar na compra da maquilhagem para experimentar e para a aconselhar qual será o tom certo para si. O corretor deve ser aplicado por cima da base, caso use uma.

- Evite espremer as borbulhas, uma vez que agrava o problema e pode deixar cicatrizes.

- Uma vez por semana faça uma máscara de beleza à base de barro ou aveia para ajudar a limpar e a desobstruir os poros da pele.

- Não durma de maquilhagem, faça sempre uma boa limpeza de pele antes de dormir.

- Lave e desinfete frequentemente os pincéis e esponjas que usa para maquilhar-se e mude as capas das almofadas da cama pelo menos uma vez por semana.

- Faça drenagem linfática manual facial, pois ajuda na desintoxicação da pele e melhora o aspecto estético.

- Não use tratamentos ou produtos antiacne sem confirmar com o seu dermatologista ou médico assistente que o pode fazer. Muitos produtos para a acne contêm ingredientes que não são seguros para usar durante a gravidez.

- Use protector solar.

- Evite usar produtos com Retinol A, Isotretinoína e Tetraciclina

– o uso destes produtos não é aconselhado durante a gravidez.

Fonte: Olá Bebe

Comentários

Postagens mais visitadas