Sintomas da gravidez por trimestre


Sensações e vivências para cada trimestre da gravidez
Durante a gravidez seu corpo tomará novas formas. Estes são alguns dos sintomas que possivelmente você experimentará ao longo de cada trimestre:

Primeiro trimestre: sua gravidez já está confirmada
A ausência do período menstrual não é sempre um indicativo de gravidez. Algumas mulheres podem ter sua dismenorréia ainda nas primeiras semanas de gestação. 
Os hormônios que circulam no seu corpo são similares aos do período menstrual. Sendo assim, você pode ter os mesmos sintomas. Suas mamas podem ficar mais sensíveis e mais volumosas; a parte inferior do abdômen pode inchar; o sono, a fadiga e a vontade de fazer xixi tornam-se mais frequentes.
Também pode se sentir sensível a determinados cheiros. E é normal sentir tonturas e ânsia de vômito. São consequências de algumas mudanças hormonais e digestivas.
Com a primeira ecografia, entrará em contato real com o seu bebê através da imagem e do som. Seu coração já é visível e audível a um ritmo enérgico e alentador.
Vão se conhecendo pouco a pouco.


Segundo trimestre: percebendo seus divertidos movimentos
Seu bebê já está praticamente formado, toma volume e logo será visto em seu abdômen com a projeção da sua barriga. 
Você já pode perceber os movimentos do seu bebê com alegria e entusiasmo. Enjoos e mal-estar costumam desaparecer. Podem aparecer outros desconfortos mais próprios da acomodação da sua estrutura óssea. 
As mamas estão menos sensíveis ao tato. Aparece uma coloração diferente na zona do mamilo, aréola e na linha média da barriga. Isso corresponde a uma mudança da pigmentação como consequência da evolução hormonal que voltará a seu estado anterior ao finalizar a lactância. Ao contato com o sol, podem aparecer algumas manchas, sobretudo no rosto.  
O cuidado com a pele nessa etapa é muito importante, não somente pelas mudanças, mas também para prevenir a aparição de estrias. Manter a hidratação e a elasticidade pode ser, além de um bom hábito, uma grande ajuda.
Seu bebê começa a se comunicar através dos seus movimentos, acentuando-os em momentos em que se sente mais cômoda. Por exemplo, durante o repouso noturno ou quando ingere algum alimento depois de um jejum prolongado.
Em uma ecografia você distingue o corpo do seu bebê e suas partes. A conexão entre ambos começa a ser mais fluida.

Terceiro trimestre: sentindo que se aproxima o nascimento
A ansiedade cresce. É difícil conseguir uma posição confortável para dormir e as noites ficam mais parecidas à vida com um bebê em casa.
Fazer a digestão fica mais difícil devido ao pouco espaço que o estômago tem para isso e o ambiente gástrico costuma ficar mais ácido. É conveniente que coma com mais frequência e em quantidades pequenas para minimizar a sensação de acidez. Seu bebê pode ter soluço; você vai identificar por seu movimento rítmico e sustenido.  O soluço é um reflexo do seu processo digestivo. 
As mamas ensaiam a produção de colostro que será o primeiro leite com o qual o alimentará. Pode ser que ocasionalmente observe alguma secreção espontânea de colostro.
Você pode sentir seus pés e suas pernas pesados nesse último período devido à retenção de líquidos. Não permaneça muito tempo de pé e procure manter as pernas elevadas durante esse período da gravidez. 
Seu bebê terá vários períodos de sono durante o dia e a noite; os momentos de atividades serão muito mais intensos. O controle pré-natal se tornará mais frequente. 
Os movimentos do seu bebê dentro da barriga podem gerar sensações parecidas às contrações. É importante que você faça um curso de preparação para o parto onde poderá esclarecer dúvidas e entrar em contato com sua equipe de médicos.

Os cuidados com a pele, o cabelo, o exercício físico, a alimentação saudável e o controle pré-natal ajudam você a  se recuperar melhor e mais  rápido depois do nascimento de seu bebê.

Comentários

Postagens mais visitadas